top of page

Quem somos

O Laboratório de Educação Musical (LABEM) é um espaço de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (FAARTES/UFAM), localizado em Manaus. Foi criado em 2018 pela Portaria FAARTES nº 008/2018, com o objetivo de desenvolver o ensino da música e suas práticas pedagógicas, seja na educação básica ou em instituições de ensino de música, contribuindo para aperfeiçoar e enriquecer a educação musical no Estado do Amazonas.

As atividades iniciaram com o projeto “Coral Infantil”, em 2010, e desde então o espaço vem ofertando cursos de extensão para crianças e adolescentes, por meio do Programa Escola de Artes e dos projetos “A música e a criança: atividades musicais na infância”, “Caravana das Artes”, “Batucando” e “Oficinas de música em diferentes contextos”, além de promover oficinas e palestras de formação.

O LABEM também agrega cada vez mais atividades de ensino, como o Estágio Supervisionado e práticas pedagógicas em Música, além de pesquisas relacionadas à educação especial, metodologias de ensino, musicologia histórica e inovação tecnológica, com produção de cartilhas voltadas ao ensino da música. As ações de pesquisa estão integradas ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia (GEPMUS).

do teclado de piano

Educação Musical na Amazônia

​O papel do educador musical em diferentes contextos culturais no Brasil, um país multicultural de muitas musicalidades, é contribuir para desvendar novas formas pedagógicas da educação musical. Na Amazônia, cada pedaço geográfico também terá seus encontros interculturais, nos quais o professor/educador musical terá que articular os conhecimentos teóricos e práticos com os conhecimentos culturais do local da Amazônia onde está.

 

O educador musical tem uma “rede” de informações variadas que o auxiliam na vivência musical, e “a criança está aberta a uma enorme variedade de estímulos sonoros que lhes chegam naturalmente através dessas redes” (Loureiro, 2003, p. 166). Cabe a nós, educadores musicais, conhecer cada realidade cultural para valorizar e emergir as musicalidades de cada criança em determinados espaços e tempos, para colocar em prática as pedagogias musicais a partir de suas adaptações para a vivência, exploração e conhecimento musical seja na cidade, na estrada ou no rio. 

 

Em se tratando de Amazônia e suas interfaces culturais, nestas questões que permeiam a educação musical – o professor, o ensino, a cultura, o currículo – devem ser levadas em consideração fatores como a heterogeneidade, a dimensão geográfica e o simbolismo regional que ela tem e se infiltra nas pessoas que moram nela e aqueles que sabem sobre ela.


O simbolismo da cultura amazônica é muito forte no cotidiano tanto da cidade e quanto das áreas rurais e nos municípios do interior: o simbolismo está presente na fala, nas histórias, nas crenças, enfim, no cotidiano da cidade, e isso influencia na formação da musicalidade. Nesse cenário, a educação, a cultura e prática musical se interligam para valorizar as vivências culturais, sonoras e rítmicas advindas do contexto e do lugar, contribuindo para uma prática musical contextualizada e diferenciada.

Equipe do laboratório

WhatsApp Image 2023-05-08 at 13.47_edite

Profa. Dra. Lucyanne de Melo Afonso

Coordenadora

_edited.jpg

Prof. Dr. João Gustavo Kienen

Vice-coordenador

204510997_10219847792291071_489578385582

TAE Rosiel do Nascimento Mendonça

Produtor Cultural

Faculdade de Artes (FAARTES)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Avenida Rodrigo Octávio Jordão Ramos Filho, 6.200, Coroado I
CEP: 69080-900 - Manaus/AM
Design sem nome (2)_edited.png
  • Dribbble
  • alt.text.label.Instagram
  • Youtube
bottom of page