
Pesquisas concluídas
O CANTO CORAL COMO ELEMENTO DE SOCIALIZAÇÃO NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO JACAMIM-CAREIRO CASTANHO
ANO:
DISCENTE:
REINALDO BARBOSA DA SILVA
ORIENTAÇÃO:
EDNA ANDRADE SOARES
Este projeto tem a finalidade de levar o canto coral às comunidades ribeirinhas do nosso estado como uma prática musical acessível, necessitando apenas de um instrumento musical já existente em cada um, a voz. Logo, o coral foi formado na área rural chamada Jacamim- Careiro Castanho. O intuito não foi ensinar teorias e técnicas, mas formar grupos de canto nas comunidades proporcionando uma atividade diferente das existentes nessas áreas, através do coral, para que os indivíduos possam praticar a socialização, interagindo de maneira que todos percebam que podem e são capazes de cantar, mesmo em lugares mais afastados dos grandes centros.
Durante nosso trabalho, procuramos obter informações a respeito de como os participantes preenchem seus tempos, quais as outras atividades existentes nas suas comunidades que tratam das questões de socialização, interação e convívio uns com os outros, o qual mostrou que além do futebol, atualmente o canto coral, embora com poucos participantes é o único meio de convívio e de lazer. Através desta prática foi possível observar, principalmente nos momentos antes e pós-evento de inauguração do coral, a satisfação no partilhar aquele momento no qual vizinhos e parentes estavam juntos em prol de preparar o cenário para a apresentação, o que mostrou claramente a socialização entre os participantes, algo inédito naquela comunidade.
Ao término dos trabalhos “ensaios e apresentações”, desde os exercícios de preparação até a apresentação final, observamos os participantes mais empenhados em fazer valer os esforços em conjunto. É interessante descobrir e perceber na prática os benefícios de um trabalho social pelo coral sendo capaz de favorecer a educação não só musical, mas de possibilidades, seja de descobertas artísticas e de compartilhamento de vida e a atividade proporcionou isso. Concluímos que é possível formar um coral na área ribeirinha e que este pode colaborar com a ocupação, integração e socialização. A semente foi plantada, os frutos aparecerão caso a terra seja cuidada e regada.
CARTILHA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS FEITOS COM RECURSOS NATURAIS LOCAIS PARA O ESTUDO DA PERCEPÇÃO MUSICAL
ANO:
DISCENTE:
TAÍSA APARECIDA DOS SANTOS ALMEIDA
ORIENTAÇÃO:
EDNA ANDRADE SOARES
O projeto de pesquisa de inovação tecnológica “Instrumentos feitos de elementos naturais locais” apresenta uma nova proposta de recursos e de metodologia a serem aplicados em salas de aula para os conteúdos de educação musical. Utilizando-se de uma riquíssima variedade de fauna e flora, porém, com dificuldades enfrentadas pelas cidades ribeirinhas a respeito do acesso – tanto de informação quanto de materiais para o seu abastecimento – Pensando-se em amenizar a dificuldade do acesso a uma determinada informação, usamos a fartura da nossa flora para a realização desse projeto em prol de uma educação com recursos de fácil acesso, com o professor tendo em mãos uma ferramenta que colabore para o desenvolvimento e aprendizado de sua classe.
Nossa proposta é criar uma cartilha impressa e em CD-ROM ensinando o passo a passo de como construir alguns instrumentos musicais, todos em nível de dificuldade moderada. Dentro deste trabalho de construção de instrumento percussivo, apresentadas propostas pedagógicas de como trabalhar conteúdos musicais executados com a turma, permitirá também que os alunos construam os instrumentos na escola, despertando o anseio pelo processo criativo, além de incentivar a valorização aos elementos naturais presentes na floresta que estão ao seu redor, que por muitas vezes acabam passando despercebidos, não visualizados, mas que podem ser dadas outras funcionalidades, favorecendo a comunidade.
Os instrumentos escolhidos para fazerem parte dessa cartilha – todos da família dos instrumentos de percussão – foram: chocalho, ganzá, molhos, tambores, xilofone, agogô, reco-reco e o pau de chuva.
A partir desta proposta, acreditamos que estamos iniciando uma ação que contribuirá para não deixar a educação musical ser apenas um elemento que foi obrigado por lei a ter na educação básica, sendo ministrada de qualquer jeito só para cumprir uma obrigatoriedade, mas fará parte do leque de conhecimento do professor de música permitindo-o trabalhar junto aos seus alunos por uma compreensão da música e de todo o seu processo criativo.
Desta forma foram construídos e experimentados os instrumentos citados e construída a cartilha para fins educativos.
O RITMO E O INSTRUMENTAL DA MARUJADA DE GUERRA DO BOI CAPRICHOSO: UM CENTENÁRIO MUSICAL DE 1913 A 2013
ANO:
2012-2013
DISCENTE:
NEIL ARMSTRONG QUEIROZ NATIVIDADE
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
Este trabalho relata sobre o centenário musical da Marujada de Guerra do Boi Caprichoso, enfatizando o ritmo, suas modificações e os instrumentos que se inseriram no decorrer deste centenário de 1913 a 2013.
A TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DE TEIXEIRA DE MANAUS
ANO:
2014-2015
DISCENTE:
GRAZEANE DE BRITO FROZ
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
Este trabalho relata sobre a trajetória artística de Rudeimar Soares Teixeira, mais conhecido como TEIXEIRA DE MANAUS, artista este, que ficou marcado no cenário musical amazonense através das misturas de ritmos caribenhos, criando assim uma identidade própria, marca registrada de sua carreira.



