
Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia (GEPMUS)
Os estudos e pesquisas na área da Música na UFAM estão articuladas desde 2002, quando foi criado o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte e Tecnologia Interativa (GEPARTI), que englobava as áreas de Artes Plásticas, Música e Tecnologias Interativas.
Desde então, o grupo abrigou pesquisas de iniciação científica, com os estudantes da Licenciatura em Música e da Licenciatura em Artes Plásticas, e pesquisas de mestrado, com orientandos do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM), ambos da UFAM.
Em 2010, fez-se necessária a ampliação das discussões específicas na área musical, unindo as discussões de outros grupos de pesquisa específicos em música em âmbito nacional e internacional. Outra grande necessidade para o campo musical é a integração e divulgação das pesquisas em música realizadas na Amazônia.
O grupo de pesquisadores atualmente é composto por professores de Música lotados na Faculdade de Artes da UFAM que, além da docência na graduação, também são docentes do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes), polo UFAM/UEA. O grupo congrega, ainda, discentes de iniciação científica e mestrandos que realizam pesquisas sobre a Música na Amazônia e suas interfaces.



