top of page
Pesquisa.png

Pesquisas concluídas

BLISS: SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL

ANO:

2019-2020

DISCENTE:

SANDY HELOISA DE LIMA PEREIRA

ORIENTAÇÃO:

LUCYANNE DE MELO AFONSO

A pesquisa de inovação tecnológica, BLISS: sistema de comunicação alternativa para a educação musical especial, apresenta uma proposta de ferramenta e inovação no ensino da música, para crianças e adultos que têm problemas correlatos de comunicação e à fala. O sistema foi desenvolvido pelo engenheiro Charles K. Bliss, em 1940, em Sidney-Austrália. Bliss acreditava que a partir de um sistema gráfico pessoas de diferentes línguas poderiam se compreender e reconhecer as emoções e os objetos. A estrutura do BLISS apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos. Os cartões estão organizados por categorias e por cores diferentes. No ensino da música leva-lo a desenvolver a linguagem musical conhecendo os elementos da linguagem musical organizado por cores para categorizar os objetos e distinguir as diferentes emoções que uma música pode trazer ao corpo e a mente do ser humano.

PECS: SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL

ANO:

2019-2020

DISCENTE:

DIANA GLEICE GAMA LIMA

ORIENTAÇÃO:

LUCYANNE DE MELO AFONSO

A pesquisa de inovação tecnológica, PECS: sistema de comunicação alternativa para a educação musical especial, apresenta uma proposta de ferramenta e inovação no ensino da música, para crianças e adultos que têm problemas correlatos de comunicação e à fala. PECS significa em inglês Picture Exchange Communication System (PECS), em português, Sistema de Comunicação por Troca de Figuras, foi desenvolvido em 1985 como um pacote de treinamento aumentativo/alternativo único que ensina crianças e adultos com autismo e problemas correlatos de comunicação a começarem a se comunicar. Ele não requer materiais complexos ou caros e foi desenvolvido tendo em vista educadores, cuidadores e familiares, o que permite sua utilização em uma multiplicidade de ambientes. O PECS tem por objetivo ensinar a pedir, ajudar a desenvolver a linguagem verbal, facilitar a comunicação de crianças não-verbais, propiciar a compreensão das rotinas diárias, diminuir a ansiedade e os problemas de comportamentos decorrentes de situações estressantes para a criança, organizar o pensamento. No ensino da música leva-lo a desenvolver a linguagem musical conhecendo os instrumentos, formas de tocar, compositores, elaborando rotinas do ensino da música a partir de temáticas estabelecidas que irão ajudar na organização dos conteúdos, bem como organizar e regular sensorialmente pela música.

COLETÂNEA “FAZER MUSICAL”: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ANO:

2019-2020

DISCENTE:

DEBORAH LIMA DE ARAÚJO

ORIENTAÇÃO:

LUCYANNE DE MELO AFONSO

Tendo como base o ensino da música, a proposta dessa pesquisa de inovação tecnológica foi a criação de um material didático lúdico e criativo, aplicando os conceitos do design editorial com o intuito de atender as necessidades dos usuários e a compreensão do conteúdo. Os estudos dos materiais foram feitos no Laboratório de Educação Musical, da Faculdade de Artes da UFAM, foram desenvolvidos materiais didáticos de várias temáticas para o uso de professores, alunos e pesquisadores. No entanto, muitos destes materiais estavam em desuso, por não possuírem um projeto gráfico, e o design, neste meio, serve para criar um elo entre a transmissão de mensagens e a boa comunicação, representados por cores, imagens e layouts dinâmicos. Desta forma, organizou-se a coletânea musical com 4 cartilhas que podem auxiliar os professores de música em atividades diferenciadas: Cartilha de Atividades Musicais: Óperas Infantis; Cartilha: Jogos Musicais; Cartilha Canções Folclóricas; e Cartilha: Musical dos Bichos.

A EDUCAÇÃO MUSICAL EM MANAUS – 1986 A 1999

ANO:

2019-2020

DISCENTE:

LAURA FERREIRA ANDRADE

ORIENTAÇÃO:

LUCYANNE DE MELO AFONSO

A pesquisa teve o objetivo de investigar sobre a educação musical no período de 1986 a 1999, buscando as informações nas notícias no periódico Jornal do Commercio sobre as Escolas, Instituições, professores e alunos de música que se destacaram na imprensa. O período de 1986 a 1999 apresentou fatos históricos como a pós-ditadura militar, iniciando a democracia na política, a alteração da LDB para 9.394/96. Em Manaus, no final da década de 1990 o surgimento da Orquestra Filarmônica e outras instituições de ensino da música com professores europeus pertencentes a Orquestra, iniciando novos processos no ensino da música. Os dados foram obtidos do Jornal do Commercio, através da Plataforma Hemeroteca Digital da Biblioteca Digital Brasileira, catalogando as escolas, instituições, professores e alunos que se destacaram pela imprensa para compreender o ensino da música e seus contextos em Manaus como Nivaldo Santiago, Ivete Ibiapina e Adelson Santos.

Faculdade de Artes (FAARTES)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Avenida Rodrigo Octávio Jordão Ramos Filho, 6.200, Coroado I
CEP: 69080-900 - Manaus/AM
Design sem nome (2)_edited.png
  • Dribbble
  • alt.text.label.Instagram
  • Youtube
bottom of page