top of page
Pesquisa.png

Pesquisas concluídas

A TRAJETÓRIA MUSICAL DA BANDA CARRAPICHO

ANO:

2018-2019

DISCENTE:

AILTON DE FREITAS

ORIENTAÇÃO:

LUCYANNE DE MELO AFONSO

Este trabalho relata a trajetória musical da banda que fez sucesso aqui e fora do Brasil, mais especificamente na França: A Banda Carrapicho. Ele relata a origem deste grupo que surgiu em 1979, mas que passou a ser conhecido na década de 80. Este trabalho busca guardar a memória histórica e musical da banda que valorizou o compositor amazonense. Durante suas atividades teve duas fases marcantes. A primeira foi aquela onde se dedicou a tocar forró e foi quando se firmou com grupo musical. Na segunda fase passou a tocar as músicas do estilo toada cantadas no Festival de Parintins. Foi nessa fase que gravou a música Tic tic tac, de Braulino Lima, que foi o grande hit de sua carreira. Essa música foi tocada no mundo inteiro. Conquistou o gosto da Europa e do Brasil também. A banda Carrapicho foi o grande representante da cultura amazonense, revelando as belezas e o turismo do Amazonas. O grito “Bate forte o tambor, galera”, ecoa até hoje lembrando o grande sucesso que fez no Brasil e na Europa.

PROBLEMAS DE SAÚDE QUE OCORREM DURANTE A PRÁTICA INSTRUMENTAL

ANO:

2018-2019

DISCENTE:

MIRNA SCHNEIDER

ORIENTAÇÃO:

LUCYANNE DE MELO AFONSO

A pesquisa de iniciação científica apresenta um estudo sobre os problemas de saúde dos alunos de música da Universidade Federal do Amazonas relacionados à prática instrumental. O Curso de Música da UFAM oferece disciplinas obrigatórias na prática instrumental, conforme o instrumento do aluno (violão, piano, violino, flauta) e é acompanhado pelo professor da disciplina. Cada instrumento e cada etapa de estudo tem técnicas e repertórios diferenciados conforme a habilidade e os estudos individuais. Neste processo de estudo do discente que a pesquisa irá focar. É importante salientar que a pesquisa não tem a pretensão de analisar questões pedagógicas e metodológicas dos docentes, mas poderá contribuir nas práticas musicais e em novos processos de estudos individuais dos discentes e docentes. Cada discente e docente organiza seu tempo de estudo e nem sempre antes ele faz algum aquecimento corporal para passar horas e horas estudando, o que poderá acarretar futuramente problemas físicos como a LER (lesão por esforço repetitivo), dores na coluna em função da má postura ou do tempo exagerado de estudo, e até mesmo problemas de ordem emocional como ansiedade e medo do palco. A pesquisa teve o objetivo de averiguar os problemas de saúde que surgem durante os estudos no seu instrumento, no sentido de colaborar e orientar para amenizar situações futuras.

UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DO MÚSICO DE BANDA DE ROCK MANAUARA: SOCIOCULTURAL, FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM MUSICAL

ANO:

2019-2020

DISCENTE:

ADRIANE VIEIRA DE ALMEIDA

ORIENTAÇÃO:

LUCYANNE DE MELO AFONSO

Esta presente pesquisa tem como tema um estudo sobre o perfil do músico de banda de rock de Manaus: sociocultural, formação e aprendizagem musical. O motivo desta presente pesquisa é identificar por quais meios o músico desse segmento adquire seus conhecimentos e chega aos palcos da vida, procurando assim entender dentro do histórico pessoal e profissional de cada integrante a sua relação com a música. É importante entender a trajetória do músico “da noite” na sociedade uma vez que esse processo ainda é desconhecido e também é fonte de pesquisa, nos levando a pensar nas estratégias utilizadas por esses músicos para atingir um nível significativo e entender o momento de transição do “amador” ao “profissional”. A revisão da literatura, a partir da temática do objeto de pesquisa sobre os músicos de noite, aborda alguns tópicos sobre processos de aprendizagem, processos de formação e a expertise musical. Nestas temáticas vemos claramente a organização metodológica das pesquisas que, inclusive, compõe o primeiro capítulo deste trabalho. No segundo capítulo abordamos os conceitos teóricos presentes na pesquisa, entre eles: cotidianidade, multiculturalidade e educação não formal. No terceiro e último capítulo aprofundamos os resultados e análises obtidas a partir da pesquisa realizada com os músicos que fazem parte de 5 bandas de rock na cidade de Manaus. Coletamos também algumas informações pertinentes ao histórico de cada banda, lugares onde tocam, repertórios e formação. A metodologia utilizada envolveu um questionário organizado na plataforma Formulários Google no qual a pesquisa se dividiu em três aspectos: Social/Econômico, de Formação e de Aprendizagem. A partir do cruzamento desses dados identificamos a importância e influência direta do ambiente familiar, de amigos como os primeiros “professores” além das dificuldades que estes enfrentam para consolidar seu trabalho na sua região.

O USO DA ARTE NAS PRÁTICAS CLÍNICO-PEDAGÓGICAS NA ESCOLA ESTADUAL DE ATENDIMENTO ESPECÍFICO MAYARA REDMAN ABDEL AZIZ

ANO:

2019-2020

DISCENTE:

EVELY ARIELE SILVA FREITAS

ORIENTAÇÃO:

LUCYANNE DE MELO AFONSO

A pesquisa em questão busca refletir e analisar o uso da arte nas práticas clínico-pedagógicas na Escola Estadual Mayara Redman Abdel Aziz, localizada na Av. Jornalista Umberto Calderaro Filho, 903 – B, Adrianópolis. A escola de Atendimento Específico Mayara Redman é voltada para o atendimento educacional especializado (AEE), os atendimentos acontecem no contra turno, ou seja, o atendimento é realizado no período inverso ao da classe frequentada pelo aluno, assim, cada aluno recebe um atendimento específico dependendo de cada caso. Os alunos que são encaminhados de suas escolas para receberem o atendimento na escola em questão podem ser tanto de escolas públicas como de escolas particulares. A escola também tem como objetivo ajudar a incluir pessoas com deficiências não só na escola de ensino regular, mas também na sociedade, investindo principalmente em atividades paralelas de incentivo à inclusão, usando as diversas formas de artes como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de alunos com necessidades especiais. O estudo busca gerar uma análise e uma reflexão acerca dos benefícios que a arte proporciona no Atendimento Educacional Específico, paralelamente com a Educação Inclusiva. Explorando o quanto as práticas aplicadas são relevantes no desenvolvimento de cada aluno que recebe o atendimento na escola. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi pesquisa qualitativa com pesquisa de campo, a pesquisa foi realizada em três etapas: levantamento de referencial teórico, que foi um levantamento de estudos teóricos sobre os conceitos abordados na pesquisa, a pesquisa de campo que se deu por meio de visitas na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman e questionário apresentado à arte-educadores e arteterapeutas que atuam na escola para obtenção de dados e informações mais específicas, e por fim, a análise de dados, onde foram analisados os registros coletados nas visitações e observações das práticas na escola. De modo geral, os resultados obtidos nas pesquisas foram satisfatórios e foram obtidos alguns registros de alunos na prática de atividades em sala de aula, observando assim, que a arte como ferramenta na aprendizagem pode transformar não só o aluno com necessidades especiais mas também o arte-educador e os demais profissionais que participam dessas práticas na escola, proporcionando uma troca mútua de saberes, vivências e experiências.

Faculdade de Artes (FAARTES)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Avenida Rodrigo Octávio Jordão Ramos Filho, 6.200, Coroado I
CEP: 69080-900 - Manaus/AM
Design sem nome (2)_edited.png
  • Dribbble
  • alt.text.label.Instagram
  • Youtube
bottom of page