
Pesquisas concluídas
FATOS E REPRESENTAÇÕES DA MÚSICA EM MANAUS – 1980 A 1985
ANO:
2015-2016
DISCENTE:
REBECA CAROLINE IHUARAQUI NOGUEIRA
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
Esta pesquisa teve como objetivo de realizar a catalogação dos fatos musicais que se encontram no acervo da Biblioteca Pública de Manaus, referente a década de 1980, nos anos de 1980 a 1985, buscando investigar os fatos e as representações da música local a partir das notícias encontradas no Jornal A Crítica. Tivemos dificuldades em finalizar o acervo referente aos anos acima citados, devido a troca de bolsistas e os mesmos que antecederam não conseguiram atender as expectativas do processo da pesquisa, assim como realizar a catalogação, por isso iremos apresentar as fontes e as representações musicais referente ao período de 1980 a 1981, onde foi possível realizar devido o tempo. O trabalho final está organizado em dois capítulos divididos entre referencial teórico e os resultados da catalogação do jornal. No capítulo I intitulado Conceitos abordada sobre a arquivologia musical e a importância da catalogação de documentos musicais para a preservação da história e da memória sociocultural; e sobre a história cultural apresentando o conceito de representação. O segundo capítulo intitulado Fatos e representações da música em Manaus apresenta os documentos musicais retirados do periódico A Crítica nos anos de 1980 a 1981, mostraremos os principais artistas, espaços, instituições, festivais a partir dos documentos musicais dos periódicos, desta forma, os documentos musicais irão mostrar as representações do cenário musical em Manaus. O trabalho teve grande importância para a pesquisa em música em Manaus, devido ao conhecimento que a mesma proporcionou, outras pesquisas qualitativas podem surgir a partir deste acervo.
A EDUCAÇÃO MUSICAL E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL: RELATOS DE DIFERENTES PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUSICAL
ANO:
2016-2017
DISCENTE:
JÉSSICA DA SILVA FURTUOSO
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
A importância da música no processo de ensino aprendizagem tem sido estudada cada vez mais. Descobertas recentes da neurociência, psicologia do desenvolvimento e educação vem aumentando o interesse pelo desenvolvimento cognitivo musical do ser humano. A linguagem musical é um elemento importantíssimo para o desenvolvimento da criança. Durante a infância, o cérebro humano é mais maleável e os efeitos da aprendizagem são maiores que em qualquer outra fase da vida (Flor, Miller & Deebus, 2000). Sabemos também, o quanto os sons são significativos entre o nascimento até a última fase do desenvolvimento infantil, neste período a música é usada como meio educativo através das cantigas usadas para o entretenimento da criança, mas sempre com conteúdo voltado para o aprendizado de cores, letras e números. É como se fosse um meio de linguagem acessível para a criança aprender conteúdos mais complexos, isso porque a música torna capaz o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, assim como também a memorização. Com base nisto, coletamos dados de pessoas com experiência neste campo do conhecimento sobre educação musical, para apresentar nesta pesquisa. No primeiro capítulo apresentamos a relação da música com a educação a fim de ter conhecimento da importância da música no desenvolvimento cognitivo infantil, desta forma, pontuaremos o desenvolvimento musical da criança, a psicopedagogia musical e a relação música e cognição. No segundo capítulo apresentamos os resultados da pesquisa, esclarecendo os métodos utilizados e os relatos dos profissionais da educação musical, estes dados foram coletados através de entrevista e foi feita uma análise com base nas respostas e conteúdos apresentados no primeiro capítulo.
MEMÓRIAS SOBRE ÁRIA RAMOS: PASSADO E PRESENTE DA VIOLINISTA EM MANAUS
ANO:
2016-2017
DISCENTE:
DIEGO ALESSANDRO DA COSTA COUTINHO
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
O trabalho aborda sobre a violinista Ária Ramos que faleceu em uma terça-feira de carnaval no ano de 1915. O Trabalho possui uma contextualização histórica da sociedade amazônica: do apogeu ao declínio da borracha e a catalogação de documentos sobre Ária Ramos, tanto em jornais da época quanto em blogs atuais. Ária Ramos foi uma personagem importante para a sociedade do período da borracha, por ser uma mulher musicista com prestígio social e cultural e por marcar a transição econômica de Manaus.
UMA CARTOGRAFIA DOS ESPAÇOS MUSICAIS DO CENTRO HISTÓRICO DE MANAUS
ANO:
2016-2017
DISCENTE:
HELLEN CHRYSTINA PEREIRA VEIGA
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
A pesquisa de iniciação científica realizada apresenta um estudo de uma cartografia cultural que buscou a diversidade cultural a partir dos espaços musicais representativos de Manaus localizados no Centro Histórico de Manaus. O Centro histórico compreende o complexo que abriga as principais praças de Manaus - praça Dom Pedro II, da Matriz, Heliodoro Balbi (da Polícia), Torquato Tapajós (dos Remédios), da Saudade e São Sebastião, ou seja, do início da Avenida Eduardo Ribeiro a Manaus Moderna, alguns desses prédios são: Paço da Liberdade, Igreja da Matriz, Palacete Provincial, Centro de Artes, , Palácio Rio Negro, entre outros que serão citados no decorrer do trabalho. O Centro Histórico da cidade é o complexo que reúne os principais prédios históricos de Manaus e, em muitos deles, a vida musical e social era bastante movimentada. Apontamos nesta pesquisa, os prédios antigos do Centro Histórico de Manaus que fizeram e/ou fazem parte do cenário musical desde muitos anos atrás, quando Manaus estava começando a crescer e estabelecer-se como cidade, como por exemplos a Igreja da Matriz e Igreja de São Sebastião. Há aqueles que nunca deixaram de fazer um circuito musical como o Teatro Amazonas, Atlético Rio Negro Clube , Ideal Clube e a Casa de Música Ivete Ibiapina. Para chegar aos dezenove prédios apresentados nesta pesquisa, foi realizado um mapeamento do Centro Histórico da cidade e dos prédios históricos nele existentes, os quais promoveram a cultura musical, escolas musicais e artistas regionais, além de participarem ativamente da vida cultural até os dias de hoje. Visando o fácil acesso dos manauaras e de turistas a essas informações, um roteiro descritivo foi elaborado, com informações básicas a respeito destes prédios.



