
Pesquisas concluídas
O ENSINO DE VIOLINO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
ANO:
2014-2015
DISCENTE:
JÉSSICA DE OLIVEIRA SABINO
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
A educação musical especial é voltada para crianças com qualquer tipo de deficiência. As atividades musicais voltadas para os deficientes possuem um efeito muito positivo. A aula de música contribui para o desenvolvimento das pessoas com necessidades educacionais especiais por meio do processo de musicalização, oferecendo assim, atividades que ampliam a percepção auditiva e rítmica. Entretanto, para cada tipo de deficiência: visual, intelectual, auditiva, física existem especificidades práticas, metodológicas e teóricas, por isso vamos delimitar os estudos na deficiência visual. A pesquisa irá oportunizar é fornecer aos professores de violino uma preparação melhor, com metodologias, adaptações e recursos que facilitem seu trabalho, além de possibilitar uma inclusão social através do ensino da música. Esta pesquisa irá utilizar o modelo de investigação experimental em educação musical. Este modelo de investigação pretende verificar hipóteses sobre a eficácia dos materiais e das estratégias do ensino da música. Neste caso, a principal questão é sobre o Atendimento Educacional Especializado para o ensino de música no instrumento violino com deficientes visuais: metodologias, adaptações e recursos que facilitem o trabalho do professor de música com um aluno deficiente visual. Desta forma, na primeira fase foi realizado um levantamento bibliográfico para contextualizar e embasar o objeto de pesquisa. Foi necessário a leitura sobre a Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, conhecer mais sobre deficiência visual e o ensino musical especial em diferentes contextos. Na segunda fase ocorreu a investigação experimental com a criação de metodologias, recursos e adaptações para o ensino de violino para deficiência visual com uma criança deficiente visual, aluno do Projeto de Intervenção da prática de ensino em Estágio Supervisionado II. Para manter a identidade do 8 aluno, vamos chamá-lo de M.F, que são as iniciais do seu nome. No entanto, com a aplicação das aulas, percebemos que o aluno tinha problemas psicomotores, como a falta de equilíbrio, postura inadequada, dificuldades para manusear o arco. Desta forma, surgiu a necessidade de investigar sobre a importância da psicomotricidade para o ensino do instrumento para uma criança deficiente visual, pois é necessário que a criança tenha os problemas psicomotores resolvidos antes de tocar um determinado instrumento. Então procuramos desenvolver atividades de musicalização, que trabalhem os aspectos psicomotores do aluno. Na última fase colocamos em prática as atividades musicais psicomotoras e o ensino de violino para um grupo de deficientes visuais. Para isso, aplicamos atividades musicais com um grupo de três crianças deficientes visuais no Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo.
O ACERVO MUSICAL DO VIOLONISTA E COMPOSITOR AMAZONENSE DOMINGOS LIMA
ANO:
2014-2015
DISCENTE:
JOÃO DE DEUS VIEIRA DE OLIVEIRA
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
Este trabalho relata, retrata e “resgata” parte da história de um grande nome da cultura amazonense: o violonista Domingos Lima. O presente trabalho oferece dados biográficos de Domingos Lima (1926 - 2005) seguido pela exposição e comentário da obra deste músico versátil que exerceu concomitante as funções de compositor, violonista e professor de violão. Este trabalho tem como principal objetivo proporcionar um maior conhecimento da obra de Domingos como também de sua trajetória artística musical. Domingos Lima teve atuação significativa no cenário musical manauara com maior destaque na década de 60, como instrumentista. Como compositor compôs, não para atendimento mercadológico, mas expressar seus sentimentos. Algumas de suas composições ficaram conhecidas na região Norte e Nordeste na voz de Abílio Farias obtendo vendagem expressiva. Como violonista também foi reconhecido, ganhando renome com o conjunto Domingos Lima e seu Conjunto onde faziam os bailes dos grandes clubes de Manaus. Atuou também acompanhando diversos artistas nacionais que vinham para Manaus. Durante toda vida ministrou aula de violão, atuando como professor em sua própria residência, contribuindo muito com a formação de muitos músicos que hoje estão no cenário musical amazonense e até de renome internacional.
COLEÇÃO MUSICAL OS BICHOS DA AMAZÔNIA: NATUREZA E MÚSICA UMA PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MÚSICA E MEIO AMBIENTE
ANO:
2015-2016
DISCENTE:
SELTON RAVELLE DOS PASSOS RIATEQUE
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
Esse trabalho é resultado de uma imensa e incansável pesquisa, que abraça de forma didática dois núcleos imensos da educação: A Educação Musical e a Educação Ambiental. Temas recorrentes que merecem devida atenção e cuidado, ao que diz respeito, a sua aplicação e variabilidade aos padrões pedagógicos e geográficos de sua utilização. Em partes, nosso discurso de pesquisa surge da carência que os professores de música das escolas públicas, em particular, encontram quando o assunto é materiais pedagógicos existentes para o trabalho educacional nas escolas e a dificuldade de desenvolver atividades que agreguem, apesar do tema complexo, os valores musicais em prol da divulgação do tema, educação ambiental. O que ao final resultou numa coleção de materiais pedagógicos intitulados Coleção Musical.
FATOS E REPRESENTAÇÕES DA MÚSICA EM MANAUS – 1970 A 1975
ANO:
2015-2016
DISCENTE:
CAMILA BARBOSA DA SILVA
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
A pesquisa fatos e representações da música em Manaus – 1970-1975 apresenta a catalogação de documentos musicais e a organização dos documentos a partir de suas representações, com intuito de suprir a necessidade do conhecimento artístico local e do cenário nacional. A pesquisa teve por objetivo investigar o acervo musical da música em Manaus, mapeando esta produção local, organizando as informações contidas nos jornais da época e outras publicações referentes ao período, possibilitando criar um banco de dados sobre a produção e os artistas que atuaram em Manaus e que foram significantes para o cenário musical em Manaus. Para tanto utilizamos a pesquisa qualitativa de cunho exploratório por meio de pesquisas bibliográficas e documental, com procedimentos de pesquisa em documentação indireta que é o levantamento de dados sobre o assunto a ser pesquisado, que objetiva recolher informações por meio de documentos, buscando fatos importantes que se passaram na década de 1970, investigando variadas fontes como obras artísticas, periódicos catálogos, documentos etc., coletando subsídios que permitam o mapeamento da produção musical dessa década. Realizamos a catalogação do periódico A crítica de 1970 a 1974, que nos permitirá o acesso aos fatos e registros da cultura em Manaus em uma época de transformação. Portanto, apresentamos a organização dos resultados da pesquisa em 3 capítulos, sendo o primeiro capítulo a fundamentação teórica sobre arquivologia musical que trata de documentos musicais; a história cultural que aborda sobre representações na cultura e sobre a música em Manaus na década de 1960 para compreendermos a década posterior. O segundo capítulo apresenta o processo da pesquisa e os documentos musicais encontrados nos periódicos do Jornal A Crítica de 1970 a 1975, mostrando os fatos e representações da música em Manaus.



