
Pesquisas concluídas
A RELAÇÃO MÚSICA E BEBÊ NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
ANO:
2021-2022
DISCENTE:
RANIELLE DA SILVA XAVIER
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
A pesquisa surgiu com o intuito de investigar a influência da música no desenvolvimento de bebês nos primeiros meses de vida. Em função do período da pesquisa ter relação com minha condição de gravidez, em que estarei em momento final dos meses de gestação e nos primeiros meses de vida de meu bebê, toda a metodologia de pesquisa será por observação ao meu bebê, será estruturada através de ações pré-definidas e formulários a serem preenchidos. A presente pesquisa, a partir da análise de dados obtidos através das pesquisas bibliográficas e o instrumento de coleta de dados como a tabela de rotina realizada, ao promover uma fundamentação teórica acerca dos períodos e características pertinentes, considera que na primeira infância, mais precisamente entre o período intrauterino e o primeiro ano, é um período profícuo para a estimulação musical.
MÚSICA E MINECRAFT: O JOGO COMO FERRAMENTA MÚSICO-EDUCACIONAL
ANO:
2021-2022
DISCENTE:
BEATRIZ NUNES CHAGAS
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
Os jogos fazem parte da nossa vida. Desde a criança que ainda está aprendendo a diferenciar as cores primárias, até o adulto que consome como forma de entretenimento, essa forma de mídia audiovisual engloba uma grande esfera social e atrai admiradores por onde passa. Paralelo a isso é observável o crescente uso de tecnologias no nosso meio educacional, seu uso vem sendo cada vez mais requisitado tanto por professores quanto por alunos, e a presença de computadores e smartphones em sala de aula já cumpre um papel de consulta e registro. Por isso neste trabalho proponho desenvolver novos métodos de ensino educacional no meio musical, com o foco em examinar como os jogos no geral podem ser uma plataforma de ensino de teoria musical, além de propor um mapa interativo de teoria musical dentro do jogo Minecraft.
ARQUIVOS DO ANTIGO DEPARTAMENTO DE ARTES-UFAM: HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS ARTES NO ENSINO SUPERIOR (2010- 2017)
ANO:
2021-2022
DISCENTE:
SANDY HELOISA DE LIMA PEREIRA
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
A pesquisa tem o objetivo de catalogar os arquivos do antigo Departamento de Artes para identificar as principais formas possíveis de organização, conforme o contexto dos documentos apresentados no período de 2010 a 2017. O antigo Departamento de Artes (ICHL-UFAM) foi um espaço de história e memória, seus arquivos e documentos contam a história das artes no ensino superior. Deixou de ser Departamento em julho de 2017 quando o Instituto de Ciências Humanas e Letras se desmembrou em outras unidades, uma das unidades foi a criação da Faculdade de Artes. A metodologia teve a abordagem do modelo de investigação histórica em que os ensinamentos e a história do passado podem contribuir para o conhecimento atual, desenvolvida em três etapas: leitura e levantamento bibliográfico, catalogação dos arquivos institucionais e a descrição de principais arquivos institucionais como modelo do que foi organizado e catalogado. Todos os documentos catalogados podem servir de documentos para pesquisa. Foram organizados em três tipos: documentos administrativos, documentos pedagógicos e documentos pessoais institucionais. Os documentos administrativas referem-se a atas, portarias, ofícios, memorandos, resoluções, cautelas, relatórios individuais de trabalho; os documentos pedagógicos referem-se a projetos pedagógicos de curso, planos de ensino, frequências; e os documentos pessoais administrativos referem-se a arquivos de docentes. Desta forma, a pesquisa indica através dos arquivos as formas de organização institucional e os processos pedagógicos no período de 2010 a 2017.
ARQUIVOS DO ANTIGO DEPARTAMENTO DE ARTES-UFAM: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ARTES NO ENSINO SUPERIOR (2000-2009)
ANO:
2021-2022
DISCENTE:
JOÃO PEDRO SOARES SANTIAGO
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
A pesquisa teve o objetivo de compreender a formação em artes no ensino superior através dos arquivos do antigo Departamento de Artes –ICHL/UFAM) no período de 2000 a 2009. O antigo Departamento de Artes (ICHL-UFAM) foi um espaço de história e memória, seus arquivos e documentos contam a história das artes no ensino superior. Deixou de ser Departamento em julho de 2017 quando o Instituto de Ciências Humanas e Letras se desmembrou em outras unidades, uma das unidades foi a criação da Faculdade de Artes. De 1980 a 2017 são 41 anos de histórias das artes no ensino superior, um espaço de história e memória que poderão ser contadas através dos documentos. Le Goff (1990) salienta que a memória, dentro dessas áreas científicas, pode evocar de forma metafórica ou concreta, a memória histórica e a memória social das sociedades com seus traços e seus problemas. Revitalizar esta memória é valorar os atores que fizeram parte deste palco regional em que teceram os espaços de formação no ensino das artes, as sensibilidades, as representações de suas práticas de formação e ensino-aprendizagem. Teve a necessidade de explorar todo o armazenamento onde estava guardado os documentos do departamento: em pastas. No armazenamento os documentos estavam misturados e alguns sem etiquetas, em algumas pastas mesmo com etiquetas havia documentos misturados que não pertenciam ao título da etiqueta indicada, fazendo então a necessidade de maior atenção e organização. As pastas onde estavam armazenados os documentos eram antigas e era visível poeira e mofo onde tivemos que utilizar acessórios de proteção como: luvas, máscaras, tocas, batas e álcool em gel. Alguns documentos por conta do material do papel não tinham muita visibilidade, já outros por conta de serem antigos estavam apagados e alguns até rasgados, uns eram separados em pastas de caixas outros em envelopes, outros documentos estavam bem arrumados e separados, principalmente os mais atuais, com eles não tivemos muitos trabalhos para divisão de catalogação, foi simples para arquivação dos documentos. Foi organizado uma tabela informando os documentos catalogados, separados primeiros pelos documentos administrativos: Portarias, atas, resoluções, ofícios e memorandos, os documentos administrativos são aqueles que vem de atos oficiais, que apresentam administração pública. E os documentos Pedagógicos: Planos de curso, boletim de frequência discente, PARFOR, EAD, RIT, os documentos informam os registros do cotidiano do ensino. E os documentos pessoais e profissionais dos professores do antigo departamento de artes. O processo da pesquisa deu conhecimento de cada etapa para construção dos cursos, das disciplinas e das grades curriculares. A pesquisa soma para conhecimento dos presentes alunos e dos futuros alunos da faculdade de artes da UFAM, dando oportunidades de conhecer a história e o processo de evolução do ensino artístico.



