
Pesquisas concluídas
MÚSICA E GEOGRAFIA: MATERIAL EDUCATIVO COM CANÇÕES COMO PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR
ANO:
2020-2021
DISCENTE:
FÚLVIA MARIA GOMES RODRIGUES
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
Essa pesquisa centraliza na música um resgate para a interpretação de temáticas dentro da geografia, a partir de artistas, intérpretes e compositores da região norte, como suporte aos estudantes. Temos uma pesquisa voltada para o ensino através da arte (música), tornando o ensino de geografia leve, inovador e acessível. A música e a geografia, ambas feitas, por muitos autores/compositores tem muito a agregar na compreensão de realidades distintas, de paisagens, cidades, espaços e uma gama de objetos geográficos distintos, descritos, para a apreciação estética e reflexão de aplicabilidades de conceitos e enriquecimento de metodologias ativas da aprendizagem.
CANTIGAS DE RODA: DESENVOLVIMENTO DE UMA CARTILHA COM TEMÁTICA MÚSICA E MOVIMENTO
ANO:
2020-2021
DISCENTE:
DARC ANNE FERREIRA DE VASCONCELOS
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
A pesquisa de inovação tecnológica Cantigas de roda: desenvolvimento de uma cartilha com temática música e movimento apresenta uma proposta de ferramenta e inovação no ensino da música, explanando a elaboração de um material educativo que aborda corpo, cantigas de roda e psicomotricidade. As cantigas de roda possibilitam a interação, a espontaneidade e a socialização. Para esta pesquisa há a elaboração de novas formas de brincar de roda e ensinar música, considerando o corpo e a psicomotricidade, colaborando com professores das áreas de música e educação física. A necessidade de realizar a pesquisa de inovação tecnológica deu-se pela necessidade de termos uma maior quantidade de materiais didáticos e acessíveis, compreendendo-se que a música é um grande recurso para o desenvolvimento social, cultural, afetivo e cognitivo. A imersão do aluno num ensino de estímulos e não de restrição é oferecer-lhe possibilidades perceber, conhecer, sentir prazer e interagir com o espaço, objetos e climas que proporcionam experiência de modo a gerar retenção de conhecimento, descoberta e até criação de ideias, isso é uma educação além do saber para fazer, mas de viver (sentir), para saber, para fazer.
O ENSINO DA FLAUTA DOCE NA ESCOLA PÚBLICA
ANO:
2021-2022
DISCENTE:
STEFANY SEABRA VASQUEZ
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
O papel da flauta doce na escola pública pode ser estudado em diversas áreas do conhecimento, como Prática pedagógico, Música, Teoria Musical e por ser um tema complexo, pode ser analisado sob diferentes aspectos. Um estudo através do Ensino regular, precisa receber maior atenção e ser devidamente explorado. Nesse contexto, o trabalho mostrará como o estudo do tema pode ser aplicado na Música a fim de dar suporte para o Alunos, valorizando e procurando Ferramentas de Ensino.
O USO DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DO REPERTÓRIO MUSICAL RELIGIOSO PARA CRIANÇAS
ANO:
2021-2022
DISCENTE:
KAMILY PAULINO QUIRINO
ORIENTAÇÃO:
LUCYANNE DE MELO AFONSO
A Psicomotricidade está presente em nossas vidas nos menores gestos e em todas atividades realizadas no cotidiano, que vão desde beber água à tocar um instrumento. O desenvolvimento do sistema psicomotor é indispensável para o desenvolvimento global do ser humano. Esse sistema é a base fundamental para a aprendizagem da criança. Quando a criança demonstra dificuldades de aprendizagem este pode ter origem, em sua maioria, Tocar um instrumento envolve o uso das mãos, majoritariamente. Contudo, no processo de aprendizagem de um instrumento existem outros fatores envolvidos. O ato de tocar é o fim, antes disso ocorrem sinapses e processos químicos no cérebro, para que essas informações cheguem na ponta dos dedos. É de suma importância que os professores tenham conhecimento desse processo. Saber a importância da Propriocepção e psicomotricidade pode direcionar os exercícios para auxiliar em alguma dificuldade específica do aluno. Ao invés de simplesmente repetir o mesmo trecho da obra milhões de vezes e não ter um resultado satisfatório. O problema apresentado na presente pesquisa é que o modelo de ensino majoritariamente utilizado, principalmente pelos professores que possuem pouco ou nenhum conhecimento das técnicas de ensino, é a fórmula tradicional, segundo a qual a aprendizagem deve assumir um caráter mais estático e rígido, sem espaço para o dinamismo. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a relação entre a psicomotricidade aplicada ao conceito de neuroplasticidade a partir de uma pedagogia dinâmica apresentada por Carl Orff e sua aplicação no ensino e aprendizagem infantil. Os objetivos específicos foram: identificar como os elementos da psicomotricidade e a proposição de um modelo aprendizagem ativa da criança baseadas na prática de exercícios que a colocam na posição de não somente ouvinte, mas executora da música, podem auxiliar no processo de aprendizagem por meio das experiências físicas e musicais.



